terça-feira, 17 de junho de 2008

Estilo e design


Pack Eole 5.1
In-Ceiling

Definitivamente os tradicionais franceses tem estilo que se confunde com design e identidade muito fortes. A Cabasse ao desenvolver a sua caixa em formato de esfera, a Baltique que entre outros equipou os estúdios da Radio France não imaginou que com o passar dos anos a forma da caixa com alto-falantes concêntricos (montados no mesmo eixo) seria uma assinatura visual também. Desde o ano 2000, no lançamento da iO, o primeiro sucesso da Cabasse nos USA (especialmente no west coast), cria um marco no marketing e um esforço para um definitivo face lift. Hoje soluções em esferas ao lado dos tradicionais gabinetes Bookshelf e Torre permitem duas grandes linhas de produtos: Os clássicos e os de design Hi Tech, apesar da orígem no início dos anos 90 há quase 30 anos.

No Brasil é possível reconhecer os atributos e características sonoras das duas linhas que eu defino pelo estilo. Para os técnicos as caixas acústicas tem o desempenho associado ao tipo e número de transdutores (drivers), volume da caixa acústica e aplicações. Partir pelo pré suposto que todas as caixas acústicas devem reproduzir com competência qualquer tipo de música, é uma meia verdade. Isto justifica o grande número de modelos oferecidos por cada fabricante? é uma questão de gosto? Entendo que esxiste uma relação estreita entre a identidade acústica de cada obra musical e toda a eletrônica que se propõe a reproduzir a informação sonora. A Tecnologia em contraponto com a arte deve oferecer soluções adequadas onde a técnica deve se posicionar sempre em segundo plano quando à serviço da arte.

Cabasse no Brasil

Cabasse na França é uma tradição. Assim como Jaguar, Rolls e Land Rover (para falar nos ingleses) no mundo dos automóveis são marcas tradicionais e tem identidades muito bem definidas; assim é Cabasse em caixas acústicas. Empresa de médio porte com DNA muito forte desde os anos 50 até hoje e sempre. Cabasse até há poucos anos atrás, não se incomodava em oferecer garantia vitalícia para o primeiro comprador. Hoje, e em abril de 2008 Cabasse marca seus 50 anos a partir da primeira apresentação pública em Paris 1958. No Brasil (Hoje representada pela DISAC) a Cabasse está de cara nova, fruto de investimentos e persistência que renderam grande prestígio em mais de 30 países.

Sejam bem vindos e colaborem.


A Cabasse e seus fãs no Brasil agradecem!

Mais informações

No site oficial da Cabasse, saba mais sobre os produtos em linha:
www.cabasse.com