segunda-feira, 31 de março de 2008

Pioneiros da acústica moderna desde abril de 1958.

Georges Cabasse
Um visonário como poucos engenheiros, utilizou sempre a tecnologia à serviço da arte.


50 anos!

A Cabasse a partir do seu objetivo em buscar o realismos da música além da tecnologia tem desenvolvido desde os anos noventa o conceito SCS (Source à Cohérence Spatiale). Antes de tratar e comentar com quem se interessa pelo assunto, vou transcrever um texto já divulgado na web (França) sobre a historia da Cabasse.

O fundador da empresa, Georges Cabasse, físico e músico, é descendente de muitas gerações de artesões (luthiers) franceses desde 1740. Ele tem pela música uma paixão desde sua juventude, assistindo a vários concertos de piano que desenvolveram nele uma sensibilidade pela qualidade da reprodução sonora. Georges começou a fabricar alto falantes e realizou gravações com a preocupação de reproduzir o som tão próximo quanto possível da realidade; algo que pela sua surpresa, não era a prioridade dos fabricantes da época, que na sua opinião, "não eram sensíveis às distorções". O verdadeiro avanço da atividade de Georges Cabasse se produziu em 1952 com a sonorização do cinema le Grand Rex em paris, a primeira sala na França equipada em Cinemascope, pela qual fabricou o Diphone, uma alto falante um alto falante coaxila de 36 cm (12 cm para o agudos). Criou La Maison du haut-parleur (Casa do alto-falante), que fazia reparos e trocas de alto-falantes. Seus negócios arrancaram progressivamente, e Cabasse participou em abril de 1958 da primeira "Semaine de la haute-fidélité" (Semana da alta-fidelidade), exposição patrocinada pela Revue du e da Radiodiffusion-télévision française (RTF), em companhia de Pathé-Marconi, Philips, Ducretet-Thomson, Avialex, Filson, Gaillard, Film & Radio et Teppaz. En 1958, Cabasse fabricou sua primeira caixa acústica com múltiplos amplificadores integrados. A empresa Cabasse em desenvolvimento, se instalou em seguida na cidade de Brest em 1959 e construiu uma das maiores câmaras anecóicas do mundo (2000 m²), para realizar os testes necessários e desta forma "afinar" suas caixas acústicas. (parcialmente transcrito do Wikipedia)

1820, guitarra Cabasse, vocação da família, tradição de luthiers antes da engenharia fina.

2006, lançamento la Sphère: Christophe Cabasse, diretor geral.



Cabasse Style

Nenhum comentário:

Cabasse no Brasil

Cabasse na França é uma tradição. Assim como Jaguar, Rolls e Land Rover (para falar nos ingleses) no mundo dos automóveis são marcas tradicionais e tem identidades muito bem definidas; assim é Cabasse em caixas acústicas. Empresa de médio porte com DNA muito forte desde os anos 50 até hoje e sempre. Cabasse até há poucos anos atrás, não se incomodava em oferecer garantia vitalícia para o primeiro comprador. Hoje, e em abril de 2008 Cabasse marca seus 50 anos a partir da primeira apresentação pública em Paris 1958. No Brasil (Hoje representada pela DISAC) a Cabasse está de cara nova, fruto de investimentos e persistência que renderam grande prestígio em mais de 30 países.

Sejam bem vindos e colaborem.


A Cabasse e seus fãs no Brasil agradecem!

Mais informações

No site oficial da Cabasse, saba mais sobre os produtos em linha:
www.cabasse.com